segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Trabalhadores alienados

Trabalhador preso apenas po uma corda

            Onde antes só havia chão.
            Como um pássaro sem asas
            Ele subia com as asas
            Que lhe brotavam da mão.
            Mas tudo desconhecia
            De sua grande missão:
            Não sabia, por exemplo
            Que a casa de um homem é um templo
            Um templo sem religião
            Como tampouco sabia
            Que a casa quer ele fazia
            Sendo a sua liberdade
            Era a sua escravidão.
                          (Vinícius de Moraes)
Vinícius de Moraes em seu poema “Operário em construção” descreve a rotina de um operário alienado que produzia sem notar o que fazia. Quando este operário toma consciência do seu trabalho constata que ele produzia todas as coisas, inicia a partir desta consciência uma busca pela liberdade.
Poema este que cabe perfeitamente no nosso cotidiano. Quantas pessoas são alienadas pelo sistema capitalista que nem sequer dão conta da dimensão que seu trabalho resulta para a sociedade? É trabalho e mais trabalho tudo sem um propósito, não percebem que são sucumbidos pela supremacia do poder aquisitivo.
Se o trabalhador conseguisse adquirir a consciência de sua força de trabalho, perceberia que tudo é seu, todas as coisas são frutos de seu trabalho, de seu suor (lojas, roupas, a sociedade).
Porém, sair dessa alienação pode ser perigoso, pois, finalmente o trabalhador se daria conta de que é seu próprio escravo, escravo do seu trabalho.
Já imaginou como seria uma rebelião dos trabalhadores?
Não falo de greve, onde os trabalhadores brigam por salários e melhores condições, falo de rebelião  onde o trabalhador buscaria uma liberdade, buscaria  a conquista do que é seu, buscaria uma sociedade justa.
Justa; pois o que construiria seria seu de fato, não seria necessário pagar (quando o salário é suficiente) para utilizar o que construiu. Tudo bem, nada passa de uma utopia, mas sonhar, por enquanto, não paga nada.
Carla Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário