sábado, 20 de novembro de 2010

Dia Nacional da Consciência Negra


Construímos juntos

Em de 20 de novembro de 1695 morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Esta data foi escolhida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003 como o Dia Nacional da Consciência Negra.
Zumbi é um dos poucos personagens negros que a história brasileira relata, ele representou a luta do negro contra a escravidão, morrendo em combate, defendendo seu povo e sua comunidade, lutava para manter sua cultura. Infelizmente há um culto na história brasileira de que apenas os brancos participaram da construção da cultura brasileira. .
O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, a valorização da cultura. A data também é importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão, na luta contra o preconceito. Infelizmente em pleno século XXI há uma desigualdade grande em relação aos negros no mercado de trabalho.
As pessoas ainda julgam a cor da pele pelo grau de instrução, muitas vezes não dando oportunidade para o mais capacitado pelo fato de ser negro. Não basta apenas um dia para a valorização dos negros, da cultura e da nossa história, é necessário ter uma consciência dessa realidade, todos os dias, abrir os olhos para as desigualdades e preconceitos que acontecem na sociedade.
Afinal, o Brasil é construído por diversas etnias, culturas e crenças, devemos lutar todos pela igualdade plena, quem sabe um dia este sonho irá tornar-se realidade. O importante é ter a conscientização que todos os dias os negros, os brancos e os índios devem lutar por seus direitos.
Carla Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário