Construímos juntos |
Em de 20 de novembro de 1695 morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Esta data foi escolhida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003 como o Dia Nacional da Consciência Negra.
Zumbi é um dos poucos personagens negros que a história brasileira relata, ele representou a luta do negro contra a escravidão, morrendo em combate, defendendo seu povo e sua comunidade, lutava para manter sua cultura. Infelizmente há um culto na história brasileira de que apenas os brancos participaram da construção da cultura brasileira. .
O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, a valorização da cultura. A data também é importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão, na luta contra o preconceito. Infelizmente em pleno século XXI há uma desigualdade grande em relação aos negros no mercado de trabalho.
As pessoas ainda julgam a cor da pele pelo grau de instrução, muitas vezes não dando oportunidade para o mais capacitado pelo fato de ser negro. Não basta apenas um dia para a valorização dos negros, da cultura e da nossa história, é necessário ter uma consciência dessa realidade, todos os dias, abrir os olhos para as desigualdades e preconceitos que acontecem na sociedade.
Afinal, o Brasil é construído por diversas etnias, culturas e crenças, devemos lutar todos pela igualdade plena, quem sabe um dia este sonho irá tornar-se realidade. O importante é ter a conscientização que todos os dias os negros, os brancos e os índios devem lutar por seus direitos.
Carla Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário