Milton Santos |
Nascido na Bahia em maio de 1926, Milton Santos tornou-se grande escritor e doutor na área da Geografia, lançou diversos livros polêmicos, audaciosos e originais que surpreendeu geógrafosde todo mundo. Por sua coragem de expor sua visão critica foi exilado na ditadura militar de 1964 a 1977, e nesse período lecionou em vários países. Lutou por suas idéias criticas e foi o único brasileiro a receber o premio Nobel de Vautrin Lud, ou Premio de Geografia. Milton Santos fez grande crítica a globalização e ao sistema capitalista no mundo todo. Demonstrou através de suas criticas uma nova maneira de ver o crescimento mundial com as crises econômicas em diversos países, relata através de seu discurso que a globalização e o capitalismo andam juntos, se não tomar cuidado pode ser a destruição de uma nação.
Globalização, a luz brilhará para todos? |
Além disso, presenciamos trabalhadores e mais trabalhadores perdendo seus empregos. Os únicos que ganharam foram os que já tinham o poder aquisitivo em suas mãos.
Como um país de terceiro mundo pode deixar se enganar com este discurso capitalista. Perdemos a Vale do Rio Doce, sem termos a possibilidade de questionar/opinar.
Em São Paulo, onde há uma busca incessante por riquezas e luxo a globalização instalou-se no centro, onde grande parte das empresas se concentra, aumentando cada vez mais a desigualdade social, tendo como atrativo o consumo deliberado.
Houve uma verticalização da cidade, e ao mesmo tempo uma divisão maior, dos que tem o domínio e dos dominados. As transformações que ocorrem através da evolução e do desenvolvimento dos espaços urbanizados faz com que ao mesmo tempo pessoas cresçam economicamente e outras empobreçam cada vez mais.
Milton Santos um grande gênio, critico das desigualdades, cidadão indignado que o mundo perdeu no dia 24 de junho de 2001 aos 75 anos, em São Paulo vitima de câncer.
Grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário