quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Globalização ou Exclusão?

Milton Santos
   Nascido na Bahia em maio de 1926, Milton Santos tornou-se grande escritor e doutor na área da Geografia, lançou diversos livros polêmicos, audaciosos e originais que surpreendeu geógrafosde todo mundo. Por sua coragem de expor sua visão critica foi exilado na ditadura militar de 1964 a 1977, e nesse período lecionou em vários países. Lutou por suas idéias criticas e foi o único brasileiro a receber o premio Nobel de Vautrin Lud, ou Premio de Geografia.     Milton Santos fez grande crítica a globalização e ao sistema capitalista no mundo todo. Demonstrou através de suas criticas uma nova maneira de ver o crescimento mundial com as crises econômicas em diversos países, relata através de seu discurso que a globalização e o capitalismo andam juntos, se não tomar cuidado pode ser a destruição de uma nação.

Globalização, a luz brilhará para todos?
    O processo da globalização tem a filosofia de unir todos os países visando um crescimento econômico, cultural e social. Porém este discurso na prática não favorece a todos. No Brasil não foi diferente, privatizaram setores públicos com o discurso de que seria melhor para todos. Mas melhor para quem? Os países de terceiro mundo sofrem com este crescimento, o capital não é o mesmo para todos.
Além disso, presenciamos trabalhadores e mais trabalhadores perdendo seus empregos. Os únicos que ganharam foram os que já tinham o poder aquisitivo em suas mãos.
Como um país de terceiro mundo pode deixar se enganar com este discurso capitalista. Perdemos a Vale do Rio Doce, sem termos a possibilidade de questionar/opinar.
Em São Paulo, onde há uma busca incessante por riquezas e luxo a globalização instalou-se no centro, onde grande parte das empresas se concentra, aumentando cada vez mais a desigualdade social, tendo como atrativo o consumo deliberado.
Houve uma verticalização da cidade, e ao mesmo tempo uma divisão maior, dos que tem o domínio e dos dominados. As transformações que ocorrem através da evolução e do desenvolvimento dos espaços urbanizados faz com que ao mesmo tempo pessoas cresçam economicamente e outras empobreçam cada vez mais.
 Milton Santos um grande gênio, critico das desigualdades, cidadão indignado que o mundo perdeu no dia 24 de junho de 2001 aos 75 anos, em São Paulo vitima de câncer.


Grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário