segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Enganos e desenganos

Lixo hospitalar jogado em terreno baldio
    Quando essa utopia, esse sonho insano de cuidar do planeta vai se tornar real? Vemos todos os dias centenas e centenas de meios de comunicação gritando por todos os lados, na esperança de serem ouvidos. Mas sempre que acaba voltamos para nossas vidas como se nada tivéssemos ouvido, visto ou memorizado. Continuamos com nosso individualismo, não pensando no depois, no outro e muito menos no amanhã. Como se tudo fosse durar para sempre.
    O lixo nunca é separado, a água é tratada como fonte inesgotável. E as pessoas cada vez mais desinteressadas jogando seus lixos e entulhos em qualquer canto vazio ou onde não tem ninguém olhando. Pode ser um papel de bala inofensivo, uma lata de refrigerante jogado em uma grande avenida, ou deixar seu lixo (salgadinhos, sucos, etc.) na carteira na faculdade. E mais tarde sei lá  o quê.
Lixo hospitalar
    E quando pensamos já ter visto de tudo, vem alguém burlando todas as leis e joga não só mais um papel de bala, mas joga também seu lixo hospitalar em qualquer canto. É isso mesmo, lixo hospitalar!E cadê os meios legais, cadê os aterros sanitários apropriados pra isso?
    A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define da seguinte forma os aterros sanitários: "aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos, consiste na técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza os princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou a intervalos menores se for necessário."

Terreno em SBC - lixo hospitalar
     Onde ficou esquecida essa parte? Sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais? É preciso voltar para as coisas simples e importantes, deixando de lado essa utopia de cada um faz a sua parte. As grandes iniciativas acontecem em conjunto. É preciso denunciar, é preciso pensar no amanhã. Vamos nos sensibilizar e cuidar desse planeta de forma séria e respeitosa. Não importa se você irá usufruir ou não, com certeza as pessoas que você ama irá agradecer por deixar pra eles um mundo melhor. Eu fiz a minha parte, em conjunto com  outras pessoas preocupadas com nosso planeta, e você fará a sua?
                                                                             Por Rilane Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário