domingo, 31 de outubro de 2010

Em busca da moradia

Viaduto Via Anchieta
O direito a moradia digna está previsto desde 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na Constituição Federal este direito está previsto no artigo 6º, porém somente por meio de uma emenda de 2000, a habitação tornou-se direito do cidadão brasileiro. Ou seja, depois de 52 anos, todos os cidadãos brasileiros adquiriram o direito de ter um lugar limpo e seguro para ter como morada.
No papel tudo está maravilhoso, mas a realidade é bem diferente. Para ter moradia o cidadão necessita não apenas de uma casa, precisa ter infra-estrutura básica (água, esgoto, coleta de lixo...). Mas quantos e quantos brasileiros estão jogados a sua sorte, cada um por si e Deus por todos (se assim acreditar).
A imagem acima foi fotografada em um viaduto da via Anchieta, onde se pode notar que é, ou foi à casa de alguém, que segundo a Constituição, este alguém teria o direito a moradia digna, infelizmente nem todos são considerados cidadãos. Afinal de contas nesta nossa sociedade capitalista você vale o que você tem.
Gilberto Gil retrata muito bem esta situação na música “Nos Barracos da Cidade”, ele relata nos versos da música um conformismo com a situação da falta de moradia digna. Um conformismo tanto do cidadão, quanto dos governos que não fazem questão de mudar está situação, por interesses maiores.
“Nos barracos da cidade,
Ninguém mais tem ilusão
No poder da autoridade
De tomar a decisão
E o poder da autoridade,
se pode,não faz questão
Mas se faz questão, não
Consegue
Enfrentar o tubarão” 
                                         (GILBERTO GIL)
Mas vamos continuando buscando uma redenção afinal ordem e progresso pode ser a solução.
Carla Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário