domingo, 24 de outubro de 2010

Outro ponto de vista

Dona Jovita, 76 anos

Tantos têm uma visão que São Paulo é o único lugar do Brasil onde é possível conseguir alguma coisa. Uma visão de trabalho, de conquistas, o Estado das riquezas, uma visão capitalista.
Quantos migram para São Paulo com a ilusão de conseguir “vencer na vida”. Basta ir a Rodoviária do Tietê e ver quantos olhares perdidos buscando aqui alcançar os sonhos por muitas vezes esquecidos.
São famílias e famílias carregando na bagagem a esperança de uma nova vida. Talvez seja por isso que ao conversar com a dona Jovita, 76 anos, vinda do Maranhão apenas para uma breve visita, nos encanta a maneira que resume São Paulo, “Isso aqui é lugar de doido! Na hora de dormir acordam para trabalhar. Faz frio, faz calor tudo para atrapalhar. Nunca viria morar aqui, vocês não param. Na verdade o dia é muito pouco para tantos afazeres. Prefiro o meu cantinho, onde posso parar e ver o tempo passar.”
Será isso uma verdade? Quantos aqui podem se dar o luxo de parar para ver a vida passar? Parar para enxergar o que nos cerca, parar para ver com outros olhos as pessoas que convivem conosco no trabalho, na faculdade, até mesmo nas nossas casas. Acabamos sendo sucumbidos pela falta de tempo que o sistema capitalista nos obriga. Temos sempre a obrigação de conseguir mais e mais.
São Paulo não para, não para! Se um dia parar, onde será que vai parar?
                                                                                                              Por Carla Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário