sábado, 16 de outubro de 2010

Múltiplos olhares, regionalidade, identidade e cultura.


 Indiazinha brincando para a lente fotográfica.
 UM POUCO DE HISTÓRIA DA TRIBO INDÍGENA KRUKUTU.


Situada no extremo sul de São Paulo, no bairro de Parelheiros, na região da represa Billings, se encontra a aldeia indígena da tribo Krukutu. 

Esta família Guarani se fixou nesta região, na década de 1950, vindos de Mangueirinha no Paraná, passando por Itariri em Santos e Rio Silveira e São Sebastião.
Chegaram ali por meio de um convite feito por um sitiante Japonês chamado Kugo Igo, que teve contato com a família dos karai Roka Ju na ponte do Socorro onde estavam tentando vender seus artesanatos.
O sitiante os convidou para se instalarem nas terras, em troca os , índios os ajudariam na plantação de mandioquinha que ele cultivava para depois vender.
Kugo Igo então resolveu se mudar para o Japão, deixando as terras para o líder da aldeia Eduardo Martins Karai Roka Ju, mais tarde substituído por seu filho Nivaldo Martins Roka Ju
 o qual tivemos a oportunidade de conhecer e conversar.
Nesta época a região era usada para a caça e para extrair material utilizado para o artesanato e suas casas.

Morada Indígena Krukutu.

Porém, não foi simples a estada dos indígenas nestas terras, pois mesmo em posse da documentação do terreno , enfrentaram grandes dificuldades para que enfim regularizassem a tekoa, isto só  foi possível em 1987 após 17 anos com a luta na justiça enfrentada pelos caciques Guaranis do estado de São Paulo para terem suas terras reconhecidas.
Hoje em dia com o crescimento desordenado da região fica difícil manter o modo de vida tradicional dos Guaranis. 
A aldeia Krukutu hoje é vizinha dos Tenonde Porã ou da Barragem. Em 2001a associação Guarani Nhe'ê porã foi legalizada com a intenção de organizar projetos para os moradores e auxiliar o cacique na procura de utilizá-la como ferramenta para enfrentar o mundo moderno que os rodeiam.
Janaína Almeida


Um comentário:

  1. Estamos no inicio da criação deste blog,
    facil não está sendo,porém esta servindo de grande contribuição para nosso desenvolvimento
    tecnológico e também cultural.

    ResponderExcluir